Aniversário do Mestre Lee

Nessa quinta-feira, 27, o mestre Bruce Lee faria 68 anos na Terra. E ainda alguns só ouvem seu nome e não sabem exatamente do que se trata. Mais do que o “mestre das artes marciais”, Bruce foi uma importante figura que quebrou vários paradigmas dentro do universo social e cultural no mundo todo.

Desde sua infância em Hong Kong teve contato com o cinema e, é claro, com o Kung Fu. Sempre se metendo em brigas e confusões, foi mandado “foragido” para os Estados Unidos onde cursou Filosofia e abriu uma escola de artes marciais. Vendo a possibilidade de poder propagar mundialmente sua filosofia de vida através de Hollywood, tentou ingressar no cinema americano, mas se decepcionou com a visão dos americanos sobre os asiáticos: homens inferiores e sempre aparecendo nos filmes como personagens secundários estereotipados, tratados como bichos. Voltou para a China, onde deu continuidade à sua carreira.

Filmou O Dragão Chinês (The Big Boss) em 1971, causando um grande efeito positivo na crítica e no público. Posteriormente, filmou A Fúria do Dragão (Fist of Fury) e O Vôo do Dragão (The Way of the Dragon), onde além de ator principal, foi o diretor, coreógrafo das cenas de luta e até cinegrafista, contracenando com seu jovem aluno, campeão mundial de karatê, Chuck Norris, numa das mais célebres cenas de luta da história do cinema.

O sucesso só crescia e a repercussão foi tamanha que chegou aos olhos da Warner Bros. Em 1973, Lee foi chamado para gravar Operação Dragão (Enter the Dragon), com um contrato milionário para ser o ator principal. No longa, Bruce insere toda sua filosofia de vida e do Jeet Kune Do (caminha do punho interceptador), arte criada pelo próprio.039_1055bruce-lee

Sempre dando a alma por seus projetos e trabalhos, Bruce Lee mal comia ou dormia, o que ocasionou em conseqüências drásticas: veio a falecer em julho daquele mesmo ano, com apenas 32 anos, antes sequer do filme estrear, porém eternizou-se por suas obras e superações. Mas o importante foi que morreu com o objetivo alcançado, o de quebrar barreiras entre as raças e de propagar sua história, vida e obra pelo mundo.

Fica aqui minha homenagem ao Dragão, que sei que ainda vive.

2 respostas para ‘Aniversário do Mestre Lee

  1. Cralho, má! O Bruce Lee foi o magu mais foda que eu já vi na vida. Cheguei a ver um documentário dele feito caseiramente que o homem fazia apoio de frente só com os mindinhos.
    (Já dizia Joseph Climber:) CAAAAA-RAAAAAAA-LHOOOOOOOOOO!!! Eu não acreditei. Eu fiquei besta. Aquilo era sobre-humano.
    Será que se ele fosse vivo hoje em dia, ele mataria alguém ainda com as próprias mãos ou será que já tinha ganho um Oscar?

    =|

  2. Óscar não, pois não era americano, acho que no máximo um troféu de reconhecimento tipo o que Chaplin e Hithcock receberam, exatamente porque eram ingleses. Mas Bruce conseguiu uma estrela na calçada da fama.

Deixe um comentário