ENADEmissível

zé potóNesse post, vou deixar a publicidade de lado, mas sem esquecer da comunicação social. É um post político, que pode até ser lido como panfletário, mas com certeza, não é vazio e nem falso. Como vários outros estudantes do Brasil tive que perder boa parte de um domingo para fazer a prova do ENADE. Um exame que segundo o MEC, visa sondar o nível de educação do ensino superior, pelo menos é o que dizem, porque na prática foi totalmente o contrário. Domingo acordei cedo, às 10h da manhã, para fazer a prova (se é que podemos chamá-la assim). Quando entrei na sala, recebi o caderno de questões onde pude observar que continha uma série de perguntas sobre conhecimentos gerais, sobre área (comunicação) e sobre a especialização (publicidade).  Porém, no quadro à minha frente, estava escrito um aviso que só precisaríamos responder às questões referentes à nossa àrea, no caso publicidade. Estranhei e perguntei, não fazia sentido uma prova com 40 questões você só ser obrigado a respoder às referentes ao seu curso, simplemente não fazia sentido. Se não é pra responder, porque tem? Como teimoso que sou, fiz tudo. Foi bom e graças a esta teimosia, vi o que muitos estudantes infelizmente não viram, mas que não passou despercebido ontem no Jornal Nacional. A prova, se é que pode ser chamada assim, continha um conteúdo subliminar , aliás, não tinha nada de subliminar era descarado mesmo, sobre as ações do Governo Federal. Uma total puxa-saquice do governo que para acertar, teria que compartilhar da idolatria cega de muitos brasileiros, a mesma que decidem fazer um filme elogiando o Presidente cujo o título é “Lula o filho do Brasil”. A prova era altamente tendenciosa e partidária, e não imparcial, como um exame deve ser. Minha crítica é muito mais profunda, para muitos isso não é nada, mas para mim, é prova que vivemos em uma ditadura oculta, na qual devemos legitimar ações do governo as quais não concordamos.

Para explicar melhor vou colar a matéria do Jornal Nacional sobre a prova e abrir pequenos parenteses em algumas partes:

“O conteúdo político de questões do Exame Nacional de Desempenho de estudantes foi criticado por professores universitários. O Enade serve para avaliar as faculdades, mas o Ministério da Educação não tem controle sobre o conteúdo da prova. (se não tem pq faz? Mostra qu essa prova é só um instrumento para MOSTRAR SERVIÇO do GOVERNO FEDERAL.)

Estudantes de todo o país fizeram as provas do Enade. No exame, responderam a questões que elogiam ações do Governo Federal, como mostrou a reportagem do jornal O Globo.  (Para acertar certas questões você tinha que errar, sim errar, não falar uma resposta lógica e sim uma que favorece à esse regime que se diz DEMOCRÁTICO.

Uma fala de uma campanha do Ministério do Meio Ambiente para o consumo consciente de sacolas plásticas.

Outra diz que, segundo o Ministério da Cultura, o Brasil produz mais da metade dos livros do continente americano. E a resposta correta apoia a distribuição de livros didáticos feita pelo Ministério da Educação. (MEIO CONTRADITÓRIO NÉ? NUM PAÍS DE TANTOS ANALFABETOS)

E há ainda uma questão que afirma que a imprensa internacional confirmou a declaração do presidente Lula de que a crise financeira mundial era apenas uma marolinha aqui no Brasil.  (ESSA FOI A MELHOR, CENSURA SOBRE A IMPRENSA. ENQUANTO O MUNDO SE ABALOU DURANTE A CRISE, VÁRIAS FÁBRICAS FECHARAM E PESSOAS PERDERAM O EMPREGO O LULA DIZ QUE NÃO PASSOU DE UMA MAROLA E PIOR QUE A IMPRENSA DEU RAZÃO AO DITADOR SEMI ANALFABETO.

O Enade mede o conhecimento de alunos que estão entrando e saindo da faculdade. E assim avalia os cursos. Professores universitários criticam as questões da prova deste ano. Para eles, são perguntas que não servem para analisar a qualidade do ensino superior no país. ( Na verdade, só servem para fazer uma lavagem cerebral na cabeça dos estudantes e nos fazer engolir um governo totalitário sob a máscara de um governo democrático)

Um especialista em educação diz que isso pode comprometer o objetivo do exame. “No caso específico dessas questões, é claro que há uma propaganda subliminar inserida nelas, o que é inoportuno. Não é o local para que isso aconteça”, disse o professor da UNB, Gilberto Lacerda.  (EU DIRIA QUE SUBLIMINAR É POUCO, ERA DESCARADO MESMO)

O Ministério da Educação informou que nenhum funcionário do MEC teve acesso às provas antes do exame. E que o conteúdo é de responsabilidade da Consulplan, contratada para realizar o Enade. (Legal isso né, o MEC cria um exame desse e nem quer ver a prova, deixa tudo a cargo de uma empresa contratada. Peeense num comprometimento com a EDUCAÇÃO…….)

Já a empresa declarou que as questões foram elaboradas por profissionais considerados referência em suas áreas, de forma sigilosa e independente.

Um professor de políticas públicas da Universidade de Brasília critica a falta de acompanhamento do MEC. “O governo não pode simplesmente dizer que contratou uma empresa, terceirizou o serviço e que não há supervisão. Essa observação é descabida”, acredita o professor de Políticas Públicas da UNB, Ricardo Caldas.

O pior, essas eram questões fechadas na quais não podia me posicionar e sustentar minhas respostas. Infelizmente, vivemos em um país que se diz democrático, mas que na prática é bem diferente. Se é democrático pq sou obrigado a votar? pq sou obrigado a fazer uma prova dessa que vai de encontro aos interesses do povo? Minha indignação é a mesma de muitos outros. Os governos totalitários começam assim, com pequenas ações.  Depois estaremos ensinando para os nossos  filhos que o PT é o partido mais honesto, até pq poderá ser o único. Assim como aconteceu na União soviética onde o povo foi enganado e depois explorado por um louco que se dizia de esquerda.  Só espero que quando chegar este dia eu não esteja vivo!!!

FOnte:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1374154-10406,00-PROFESSORES+CRITICAM+QUESTOES+DO+ENADE.html

NÃO DEIXEM DE VER NA ÍNTEGRA!!!

Ao som de Rage Against the Machine:

Anúncios

41 respostas para ‘ENADEmissível

  1. Essa desorganização se refletia em sala de aula, com a má informação dos fiscais (não foi o caso dos da minha sala).
    Me atentei para as questões políticas da prova e vi o cunho da parcialidade ideológica.
    Quanto à afirmação do Lula sobre a ‘marolinha’, referia-se à crise em comparação ao alarde que foi internacionalmente, proporcionalmente muito mais intensa. No entanto, concordo que “vivemos em uma ditadura oculta, na qual devemos legitimar ações do governo as quais não concordamos”, que até me chamou atenção na hora da prova.
    Resumindo, na minha opinião, o descaso do MEC é o que mais me envergonha, já que a educação é o primeiro grande pilar social. MEC pode uma coisa dessa?

  2. Concordo contigo… Acho que provas como essa devem ter o teor apenas TÉCNICO. Questões de opinião (sobre o que quer qque seja) não podem estar em provas. Não se dá mérito por caráter (que é obrigação de todos), mas sim pelo esforço de cada um para a formação do conhecimento pessoal.

  3. Sim tudo isso é um pouca vergonha!
    Para mim fica difícil de acreditar em um Brasil melhor…
    Mas mesmo com tudo isso do Lula..eu não voltaria para FHC!
    Infelizmente aqui a gente não escolhe o melhor..mas sim o menos ruim.

  4. Primeiramente, a prova de conhecimentos gerais eu não fiz por FALTA de orientação dos fiscais. Eles não sabiam de nada deu muita raiva.
    Quanto às questões, acho que elas seriam válidas se fossem dissertativas pois aí seriam analisadas e etc.

    E desde quando existe resposta exata para questões como essas?

    Existem inúmeras soluções para os casos apresentados. Política não é matemática.

    Bem, num geral, achei o Enade o UÓ, mal organizado, fiscais burros e as questões específicas tavam muito fácies.

  5. O Enade pra mim sempre foi fraude! Só um jeito de fazer grafico pras universidades, pra dar a elas um mérito que nem existe. Tem faculdade por ai se dizendo “melhor” por causa do resultado do ENADE. A questão do governo em si, próximo ano é ano de eleição né? Já dá pra começar a ver o desespero da classe nesse tipo de atitude…

  6. Pensei que esse movimento só tinha pela UFC…

    provinha ridícula, fiscais desinformados…algumas questões fáceis, e enunciados cheio de quebra-cabeças e “bizus” típicos de simulado de cursinho (até o vestibular também).

    só se bronzear no monte castelo no domingo.

  7. Cada um tem aquilo que merece.
    Cada país vive as consequencias de escolhas de seu proprio povo.
    Cada um é responsável pelo que acontece a sua volta.
    Os “enganados” são os primeiros culpados e cúmplices.
    Não existe liberdade nem democracia, nunca existiu, nunca existirá.
    Nem aqui, nem em algum outro lugar desta Terra.
    Amém.

  8. Fred, o movimento é geral cara.
    A insatisfação também.
    Mais um motivo pra gente derrubar esses mecanismos totalitários do governo federal. Prova que não quer dizer nada com nada.

    Uma prova que prejudica que vai de encontro ao governo. Para me dar bem na prova tinha que ser partidário do atual governo. Absurdo!

  9. Zecahora, vc posta assuntos interessantes e atuais abrindo um espaço
    muito bom nesse famoso blog.
    É absurdo ver que temos que nos submeter a uma prova manipulada para termos nosso certificado de final de graduação.
    Brasil! como vamos mostrar nossa cara, se não deixam, se inibem e direcionam nossa realidade
    VlW!

  10. Ainda bem que ainda não foi dessa vez que tive de me submeter a esta prova tão medíocre. Isso é uma pouca vergonha, isso sim.
    Não é assim que se ganhA Eleição

  11. É muito bom olhar sempre este blog. Sempre informativo, com um embasamento crítico muito bom.
    Observa-se que os potós estão cada vez mais preocupados com o que postam, premiando assim aos leitores, além de oferecer temas atualizados e discursivos.

  12. é, vi a reportagem na tv, não fiz a prova…
    Mas há muito tempo eu discordo da política do atual governo, que, embora eu não conheça muito sobre política, me parece populista, dando esmolas à população ao invés de emprego e educação.
    Um cara que consegue atravessar o escândalo do mensalão sem sujar a sua imagem e continuar idolatrado pela população, como se ainda que ele nao tivesse nada a ver com o escandalo, ele nao tenha errado por omissao, já que um presidente deve saber o que se passa no Estado que governa.
    Na minha visão, nosso presidente que dá esmolas e fala engraçado é, de fato, muito carismático e convence a populaçao desinformada (e por ele, essa populaçao continuara assim, pois sempre o apoiará)
    Enfim… desviei muito do assunto, ne? Mas falei isso tudo pra poder afirmar o que falarei:
    Eu fiquei indignada demais, quando vi que vai passar um filme em homenagem a um presidente que está no poder… Um presidente que já é idolatrado pela populaçao só precisa de um filme para o fanatismo ficar ainda mais descarado!
    Quando fiquei sabendo dessas questoes do Enade, fiquei ainda mais desconfiada do que pode vir a acontecer…
    Me dá a impressao de que ele nao quer deixar o poder e está preparando a populaçao para apoiá-lo em um golpe anti-democrático…
    já disse, nao entendo de politica… mas desconfio…
    o Brasil nao suportaria mais uma ditadura… e a imprensa está fazendo o seu papel em mostrar o que aconteceu com o enade para todo o Brasil!
    Enfim… essa é minha opniao como cidadã!

  13. Crítica bem plausível, seu Zeca! Em minha opinião, esse é um golpe político fajuto. Mal elaborado. Muito provavelmente fomos golpeados por várias vezes sem saber, já que todo dia assistimos televisão e lemos jornal. Esse foi um golpe de última hora, decisão de alguma autoridade que fez um plano relâmpago. Tentar enganar o meio acadêmico é um erro, pois ele tem muito mais gente inteligente do que o próprio governo, e das mais diversas áreas do conhecimento. O que o meio acadêmico não tem é o poder. Infelizmente, para as autoridades, é claro, isso não passou despercebido. Uma tentativa de exaltar o PT na eleição que está por vir. Quanto ao filme, só tenho o que lamentar. Deveríamos ignorar um meio de comunicação política como esse e prestar atenção ao historíco do país. Infelizmente, no Brasil, tem muito político sem vergonha, e uma população que, em parte, tem concientização ética, política e moral. Mas o problema é que o Brasil é o país de todos.

  14. Detalhe: quando digo que esse foi um plano relâmpago, estou considerado quem elaborou esse golpe uma pessoa inteligente. Caso não tenha sido um plano relâmpago, trata-se de uma marionete irracional movida a dinheiro com poder nas mãos.

  15. Perante a este fato, faço minhas as palavras de Fred 04, mas usando em uma outra conotação que não a original: É tudo uma grande invenção!

    Estamos vendo um governo como algo que podemos usar aquele velho jargão de “se só tem tu, vai tu mesmo”. Pensamento errado. O que falta para a população se conscientizar é informação. Foi-se o tempo em que estavamos interados dos principais fatos que abrangiam nossa constituição. Hoje, o povo prefere anestesiar a mente dos aconteceimentos da vida com novelas e policialescos – até porque a informação já não nos é dada como deveria.

    E se ficarmos nessa inércia de nós mesmos e de nossos direitos, tudo tende a piorar.

  16. Apoiado! atitude como essa do cara que publica um apelo próprio e ao mesmo tempo coletivo(por sinal um grande amigo) é que realmente faz a democracia!
    Não vamos ficar calados e aceitar tudo o que nos é imposto principalmente pelo governo!!

    Muito bom, e a música de desfecho complementou de vez o artigo ;DDD

  17. Uma vez ouvi de um professor que a ditadura militar que se passou a pouquíssimos anos atrás era uma história muito recente, muito dura e que estava muito perto de nós em termos de distância temporal. Creio que o que nós vivemos pode sim ser um despontar de uma nova ditadura. Não podemos afirmar se virá com tanto ímpeto como na URSS. Mas temos sempre que estar alertas para o que nos ronda a todo momento no cenário político nacional. Temos que ser críticos ao que lemos, ouvimos e assistimos.

  18. Mto bom zé! C tah d parabens! Excelente artigo. Muito pertinente. Bom eu não fiz ENADE, mas vi a matéria do JN….espero q qndo chegar minha vez d fazer não me venham com isso que vc fez….se não vou ter q escrever outro artigo corroborando suas palavras.

  19. meu caro ze, parabens pela pertinencia dos comentarios. O Enade tem uma proposta interessante, mas peca em alguns casos. Nesse ano infelizmente as provas continham algumas questoes que podem ser consideradas tendenciosas, cmo vc bem observou. Há questoes na prova de conhecimentos gerais que geram muita duvida, por nao medir conhecimento e sim se vc teve acesso à informação.
    vamos em frente

  20. A critica começou muito boa, concordo com a maioria das coisas que você disse, mas apesar de você está certo muitas vezes faltou argumentos mais solidos para algumas afirmações, e o final do texto foi bastante exagerado… Realmente isso causa indignação e revolta nas pessoas mas seu comentario final foi infeliz!

  21. OK, já que meu comentário final foi infeliz, eu dei pelo menos a cara a bater. Gostaria de saber com quem eu estou falando para que possa “solidificar meus argumentos”. Provavelmente um PETISTA que não dá o braço a torcer. Só a nível de opinião, não sou de direita, não sou “FHC” sou um cidadão que tenho a liberdade para falar o que acredito, se você está “censurando” meus comentários, me perdõe, mas você levante argumentos também, ao invés de falar apenas que foi “infeliz”.

  22. Amigo, esse é o seu nome né? Vc é bastante confuso nas suas observações.
    Opina com contadição e sem nenhuma fundamentação.
    Seria muito bom que das próximas vezes fundamentasse mais suas respostas. Toda critica é válida, porém com fundamentação. Ficou muito a desejar seu comentário.

  23. Excelente postagem Zecahora! São textos reflexivos como esse, que despertam a consciência critica adormecida em muitos e escondida em outros.
    Potozoários! Vcs são D++++++++++++++++

  24. Zecahora, Eu sinceramente esperava mais de você. Já devia estar maduro o suficiente para aceitar algumas criticas, mesmo porque eu disse que concordava com você, mas que seu comentario final foi infeliz, e não precisa ser um genio pra perceber isso… Afinal você comparou a UNIÃO SOVIETICA com o goerno Lula… Mas o que realmente me decepcionou foi você ter postado com outro nome para defender a você mesmo (Kaique) e depois fazelo dinovo com outro nome (marina), pois alem de não aceitar criticas é altamente infantil com essa necessidade de alto afirmação!

    • Amigo,
      sou obrigada a discordar de você mas, o Zé não é do tipo de pesso que precisa perder o tempo dele criando fakes para autodefesa.
      Se o Kaique e a Marina defenderam ele é porque concordam com o que foi exposto, eles são leitores do blog que estão sempre por aqui assim como você e não tem vergonha de mostrar o nome.

      Dá próxima, identifique-se amigo =]

  25. Amigo, sou o Kaique, e quero que vc saiba que tenho esse nome de batismo.
    Agora, não tenho é pseudonimo ainda.
    É melhor conhecer os potozoários de perto, para vc ver que tds não precisam se esconderem atrás de nomes fictícios. Em breve, estarei tb na
    Católica e gostaria de fazer parte desse blog de excelentes, divertidas, curiosas e reflexivas postagens.

  26. Viaja parceiro! Não preciso fazer isso não! EU falo e sustento o que digo! Diferente de você não uso pseudônimos, assino embaixo tudo que é de autoria minha! Seja “macho” e coloque o seu nome. E posso comparar o que eu quiser, vocÊ não é obrigado a concordar, mas me acusar aí já me acusar que uso fake foi baixaria! Caro “amigo” existem pessoas no Brasil que odeiam o LULa eu sou uma delas. Com certeza, você deve ser petista, afinal, são os petistas que mais tem problemas com as críticas. Parece que o Brasil só “aconteceu” após o Lula assumir o poder. Discordamos a príncipio da ideologia, mas me acusar de fake foi baixaria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s