Crianças e adolescentes fotografam o cotidiano dos seus bairros

Fotografar é uma maneira de desenvolver a arte, por meio do olhar. Foi com o olhar voltado para a comunidade que as crianças de 10 a 12 anos de idade participam do curso ClicaMaravilha, que é gratuito, dirigido às crianças e adolescentes das Comunidades Maravilha e  dos Cocos, que aprendendo a usar  técnicas vão do pinhole (buraco de agulha) à fotografia digital. O curso é oferecido pela fotógrafa Francesca Nocivelli, formada em Fotografia em Paris, doutora em Arquitetura na Itália. Francesca é voluntária das CCFs (Casa da Convivência Familiar), desde 2001, quando decidiu ensinar o ofício da fotografia às crianças e jovens do local, por meio da técnica pinhole.
O projeto ClicaMaravilha foi selecionado nos Editais da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), categoria Fotografia, para a publicação do livro “As 5 maravilhas”, que registra o olhar das crianças sobre sua comunidade e seus direitos; e ganhou o Prêmio BNB de Cultura em 2006, com o ensaio “MaraviLhATA”.
Neste semestre os participantes realizaram uma Exposição “Cortes e Recortes”, retratando imagens do cotidiano das Comunidades Maravilha e dos Cocos com imagens instantâneas, capturadas com câmeras digitais amadoras. O trabalho está exposto no IFOTO – Instituto de Fotografia – Rua Gonçalves Lêdo, 307 – Fone: 3254.6385 até o dia 3 de agosto das 14h às 18h de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s