Aqui, o primeiro lugar tem voz e vez.

ze-poto1 O resultado do Comunicar deixou muita gente feliz, inclusive eu. A dupla do primeiro semestre arrasou e mostrou que não é porque você é do primeiro semestre que não pode ter êxito em um concurso. O Daniel e João Henrique representaram muito bem a faculdade, mostrando garra e talento. Sorte de principiante? Acho que não! Creio que esse prêmio seja apenas o primeiro de muitos que virão. Andei conversando com o Daniel, além do cara ser gente boa, é muito esforçado, dedicado e inteligente. Como o Potó Publicitário sempre traz alguma entrevista de um profissional renomado, decidimos entrevistar o brilho criativo do primeiro semestre, falando respectivamente de sua conquista. Com essa entrevista esperamos matar a curiosidade de nossos leitores em saber como foi o processo criativo, de onde a dupla veio e pra onde vai daqui pra frente. Espero que essa entrevista também elucide os novos talentos, quando falo disso me refiro a quem está entrando na faculdade agora. Também espero que as respostas do Daniel motivem mais pessoas em busca de seus sonhos.

Sem mais delongas ai vai:

Daniel Silva Barbosa

Daniel Silva Barbosa


01 – Por que você decidiu participar do concurso?

Sempre gostei de participar de concursos culturais que rolavam na escola, desde o ensino fundamental e médio. Quando fiquei sabendo do “Festival Nestlé de Novos Talentos”, dei uma olhada no briefing da peça, no site do COMUNICAR, e achei que dava pra logo de cara, entrar num concurso  apenas cursando o 1° semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica do Ceará. A decisão foi rápida, porque uma semana antes eu tinha decidido largar o emprego numa empresa de comunicação visual. E agora com todo aquele tempo livre, o dia todo em casa sem fazer nada, pensei: tenho que participar do COMUNICAR. Comecei a fazer a peça com a pretensão de ficar entre os cinco primeiros porque o que eu mais queria era poder participar de workshops, palestras, visitar a feira, etc. Consegui, fiquei entre os cinco.

02 – Como surgiu a ideia para o anúncio?

Quando eu ainda trabalhava, surgia uma idéia atrás da outra e eu ia trabalhando essas idéias . Só que quando chegava no final eu acabava não achando muito interessantes. Teve uma que era assim: “Se eu tivesse tomado Nescau Nutri Junior, não teria quebrado tanto a cabeça pra fazer esse anúncio.” Isso porque eu achava impossível tirar alguma coisa mais da cabeça. Dei um tempo, saí do emprego e perguntei na faculdade quem tava afim de participar do concurso comigo e foi aí que surgiu a parceria com o Henrique Brasil. Ele gostou da idéia, mas nem eu, nem ele tinha o conhecimento técnico necessário. Quando mostramos pro nosso professor de introdução a Publicidade, a gente acabou descobrindo que tinha que reformular muita coisa ali e o trabalho tava só começando. Tivemos uma conversa de uns 5 minutos com nosso coordenador, André Nogueira, e foi ali que ele sugeriu fazer algo naquela direção, de que as crianças dão trabalho pra comer e o Nescau Nutri Junior ajudaria as mães nessa tarefa difícil. Mudamos todo o conceito do trabalho anterior e graças a Deus deu certo.


03 – Pra você, um estudante que mal ingressou na faculdade, como é a emoção de ganhar um prêmio tão importante e cobiçado logo de cara?

Foi um choque. A todo momento eu olhava em volta e me perguntava “isso tá acontecendo comigo mesmo?”, eram flashes, entrevistas, abraços, tudo muito louco.


04 – O que te levou a fazer Publicidade e Propaganda?

Na verdade, eu pretendia fazer Design, porque sempre gostei de desenhar e já trabalhava em programas como CorelDraw, Photoshop, Flash, etc. Surgiu o lance do ProUni e acabei ganhando a bolsa pra cursar Publicidade e Propaganda na Faculdade Católica do Ceará.


05 – Qual a dica que você dá para as pessoas?

Para os meus colegas de faculdade, o que posso dizer é que se eles têm boas idéias, façam parcerias com outros alunos porque como aconteceu comigo e o Henrique Brasil, meu parceiro no trabalho da Nestlé, pode acontecer com qualquer outro. Às vezes, fica difícil encontrar alguém que esteja a fim de participar de um concurso destes, porque a galera acha que é cedo pra começar e eu penso diferente. Começando agora a gente vai ganhando experiências, evoluindo a cada trabalho e isso é muito legal.

06 – O que você achou do apoio da Faculdade e do Coordenador à respeito do COMUNICAR?

Por meio da Faculdade que soube sobre o Comunicar. E se não fosse o apoio da Faculdade, teria sido muito difícil. Como eu sabia que ia ter toda uma estrutura da Católica no evento aumentou mais a vontade de participar do evento. Quanto ao coordenador, André Nogueira, ele foi de vital importância na conquista desse prêmio, incentivando a criação da peça. Antes do evento acontecer, ele havia dado uma palestra na Faculdade e achei muito interessante sua carreira, prêmios, trabalhos e etc. É MAIS ou menos aquilo que eu quero pra mim.

07 – Quais são os planos daqui pra frente?

Estudar muito. Não é porque o prêmio veio que eu devo achar que está tudo bem, que sou o Bam-bam-bam. Tem que ter o pé no chão e tenho muita coisa pra aprender, afinal de contas ainda sou do primeiro semestre e tenho toda um ciclo de 4 anos pela frente. Tenho que agarrar as chances. É como um cantor que aparece na mídia com um belo de um primeiro cd e depois não consegue emplacar mais nada a partir do segundo, acaba caindo no esquecimento e some. Por isso, o negócio é preparar a bagagem, e quando falo bagagem é a de conhecimento.

Valeu Potó Publicitário!

10 respostas para ‘Aqui, o primeiro lugar tem voz e vez.

  1. Tenho de dizer meus parabéns a vc por ter logo de cara faturado esse prêmio e… se agora no 1ºperíodo está assim imagine quando estiver terminado caraca!!!!
    Vai deixa =r muita gente no chinelo com certeza!!!
    Beijão a todos de Potó.

  2. Daniel, parabéns pela sua conquista. Sou o redator 2º colocado no concurso. Até ensaiamos uma amizade antes da entrega do prêmio (espero que daqui pra frente isso aconteça), enquanto conversávamos para espantar o nervosismo.

    Lendo sua entrevista, fiquei muito feliz por duas coisas: 1) Você é aluno ProUni, assim como Eu e meu dupla George Salomão. 2) A sua humildade em dizer que ainda tem muito o que aprender. Assim mesmo que se faz, estudar, aprender e ouvir os mais experiêntes (e olha que vc tem um coordenador muito bom).

    Quanto ao Festival, quando chequei ao evento e soube que as outras quatro duplas eram da Católica e que o André Noqueira era o cooredenador do curso, fiquei muito feliz, e comentei com colegas que um 5º lugar estaria de bom tamanho, visto que eu e meu dupla não tivemos apoio de nenhum professor, nem da coordenação do nosso curso. Fomos na cara e na coragem, mesmo.

    O André já ministrou uma palestra na FIC, na época em que a Carol Macêdo era nossa professora e fiquei “babando” ouvindo suas histórias, experiências, e clientes que ele atendia, e pensava: um dia vou ser igual a ele. Estar entre as duplas que ele de certa forma orientou e ainda terminar em segundo lugar, me deixou extremamente feliz.

    Gostaria muito que as outras faculdades, inclusive a minha (FIC) se espelhasem no exemplo da Católica e investissem mais nos alunos, nestes festivais e concursos. O resultado de um trabalho sério e bem feito apareceu, pois não é pra qualquer um colocar 4 das 5 duplas finalistas. Parabéns pro André, Pra vc e pro João Henrique e pra Faculdade Católica que conseguiu esse feito.

    Ah, caso queira manter contato conosco, trocar experiências, etc. pode me acessar no orkut ou meu MSN: Orkut: (Honório Barros ou honoriobarros@bol.com.br) MSN/E-mail: (honoriobarros@hotmail.com)

    Parabéns ao Potó pela entrevista e a vcs todos pelos prêmios.

    Grande abraço.

  3. Muito boa a entrevista.
    Parabéns ao Daniel.
    Demonstrou muita humildade, sem dúvida a melhor característica de um grande vencendor.
    Espero que você conquiste muiiiitas coisas a partir desse prêmio.

  4. Mermão…
    O cara foi foda!
    Já entrou na faculdade com chave de ouro! Demonstrando dedicação, talento e humildade!
    Esse bicho já tá com o futuro garantido na publicidade cearense… e no meio dos grandes!!!
    Eu já tava achando justo a premiação, e depois dessa entrevista, achei mais ainda!!!
    Num é querendo babar não, pq eu acho isso baitolage, mas talentos devem ser reconhecidos, não só profissionalmente como pessoalmente!
    Já vi que com esse cara no time da católica, os prêmios vão aumentar consideravelmente!!!
    Vamo nessa galeeera!!!!

  5. Ah sim!!!
    E seja bem vido ao potó, Honório!!!
    O blog é dos alunos da Católica mas tem um cantinho pros concorrentes!!!
    uheuhehuehuehueuhehueuhe
    =)

  6. Honório já que você gostou tanto da faculdade e admira tanto nosso coordenador, faço um convite a você: Estude na Católica, com certeza, será tão bem recebido quanto no potó.

    Ah apesar de ser uma dupla que venceu, eu só tinha o contato do Daniel, mas acredito que ele representou muito bem o João Henrique nessa entrevista.

  7. botou pra F… achei muito massa esse resultado.. claro q torcia pra facul levar os tres primeiro lugares…. mas;….. é o seguinte galera… parabens por tudo… pela iniciativa.. pelo premio…pela humildade com q receberam esse premio…. e parabens tb pro george (mogli) e pra carol….. 3 lugar tb é do caralho.. e pq nao parabens dani…luir bruno….zé e micas!!!!!!! afinal pelo q soube foram mais de 200 inscritos…. entao ehisso galera… parabens!!!

  8. Logicamente, eu fiquei muito feliz em ter ficado em terceiro. Mas minha felicidade foi ainda maior pelo resultado da dupla vencedora. Fiquei muito orgulhoso por eles. MUITO! Meus parabéns vão, principalemente, pra dupla campeã e pra Instituição Católica, que foi decisiva no evento, no Concurso e nos resultados. O apoio da direção e da coordenação são uma dádiva que cresceu e nos puxa pra cima. Hoje temos uma visibilidade bem maior. Não só a Faculdade (com F maiúsculo mesmo) aparece, mas também os Alunos (com A maiúsculo mesmo) que ousam. E cá entre nós: é muita ousadia e determinação conquistar um prêmio no primeiro semestre. PARABÉNS À DUPLA (TUDO EM MAIÚSCULO MESMO!!!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s