Manual do Estagiário

Caros potozoários,

Depois de muito ralar e finalmente conseguir, vim deixar umas dicas para meus colegas que assim como eu desejam um estágio. Afinal, essa é a maneira mais eficiente de arranjar um emprego em uma agência decente (usei esse termo devido a proliferação de EUgências, sem nenhum compromisso com a área ou com os profissionais que ralaram um tempo na faculdade pra trabalhar).

Existe um site que é a Meca dos criativos de todo Brasil. O CCSP, abreviação de Clube de Criação de São Paulo, tinha que ser, afinal ele agora é HEXA (ok, piada meio sem graça, talvez o único que goste é nosso amigo João Victor). Neste site, você confere as melhores peças veiculadas de todo Brasil, é so entrar no http://www.ccsp.com.br e ir na sessão “novo” e voilá, você estará diante das peças feitas pelos principais criativos de todo Brasil.

Ok, você deve tá se pergutando, pra que eu devo consultar um site de peças prontas? pra que eu devo ver o que já foi feito?

Em suma eu diria, para não fazer igual! E para pegar referência, analisar cada elemento do anúncio e ver como ele compõe o todo. Para quem quer seguir na área de criação é uma dica MUITO ÚTIL.

Como ainda não tenho experiência nem gabarito pra escrever o meu manual, vou colocar um trecho de um que me ajudou e ajudou muitas pessoas que hoje trabalham na área. Ele foi feito pelo redator que hoje, considero o MELHOR DO BRASIL. Vou transcrever o início, quem se interessar é só entrar no site e baixar na íntegra. E o melhor? É de graça. Dicas super importantes, como aqueles manuais de “A a Z”, só que super útil, atualizado e específico. Mostra como funciona dentro das grandes agências, afinal, foram delas que vieram as campanhas que nos deixam babando de frente a Tv.

Sem mais delongas, e aí vai:


Faço questão de ver portfólios de quem está começando em publicidade. Porque também já fui iniciante e um dia alguém teve saco para me atender. Tenho essa dívida com a profissão.

Mas nesses anos todos já entrevistei todo tipo de maluco, de megalomaníaco, de desavisado, e posso garantir uma coisa: não é mole. Alguns candidatos se mostram tão perdidos quanto o tempo que a gente dedica a eles.

Só que de vez em quando aparece um talento real que faz todo o esforço valer a pena.

E foi assim, analisando centenas de portfólios, em horários que muitos workaholics já estão de pijaminha, que percebi como os candidatos a estágio cometem erros bobos e desnecessários.

Não é culpa deles. Publicidade é uma profissão diferente, que não se encaixa nas regras comuns do “como começar”. Tem seus próprios macetes. Este Manual do Estagiário foi feito para ajudar quem está iniciando nessa área tão competitiva. É também, confesso, uma tentativa de melhorar os meus finais de expediente.

O Manual do Estagiário não tem a pretensão de ser um curso de redação, direção de arte ou coisa parecida. É apenas um pequeno guia de etiqueta. Como se comportar à mesa – principalmente, à mesa do diretor de criação.

Não tentei esgotar o assunto. Foi o que deu para escrever entre uma campanha e outra. Se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões, mande seu e-mail para mim.

São apenas opiniões. Por favor, não acredite cegamente. Não leve ao pé da letra. Não transforme em dogmas. Existe a real possibilidade de que eu esteja enganado. Eu nunca fiz estágio.


Eugênio Mohallem

http://www.ccsp.com.br/manualdeestagiario/

Em breve, postarei outras dicas…

Favor, comentar o que vocês acham do post, senão houver comentários, não darei mais as dicas.

6 respostas para ‘Manual do Estagiário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s